Tu B’Shvat

” Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu D-us.”

Amós 9:15

Profecia Cumprida

O profeta Amós proclama que o povo de Israel retornará à Terra de Israel, construirá casas, plantará vinhas e árvores e desfrutará de sua generosidade. Ele promete que Hashem (D-us) plantará o povo em sua terra, nunca mais será erradicado. Desde que Hashem replantou seu povo em Israel, eles responderam a essa profecia e plantaram vastas vinhas e florestas, fortalecendo e embelezando nossa terra natal.

Este é um feriado não é mencionado na Bíblia, mas apenas na Mishná. Havia duas escolas, com linhas diferentes de pensamento sobre este feriado, cujo seus professores eram dois rabinos – Shammai e Hillel. Juntamente com suas disputas em muitas coisas, eles concordaram em uma coisa, que deveria haver um Ano Novo para as árvores, talvez para celebrar uma nova vida depois do inverno.

Shammai vivia em uma parte fértil de Israel, então ele achou que a data deveria no início do mês Shevat (que é o mês em que estamos no calendário judaico). Hillel, por outro lado, vivia em um clima mais seco de Israel e achava que esse feriado deveria começar bem mais tarde, no mesmo mês. Eles queriam determinar o tempo em que uma árvore parava de tirar água do chão e começava a se alimentar de sua própria seiva.

Talvez Hillel tivesse mais influência porque ele conseguiu o que queria. “Tu” representa o número 15, já que “tet” em hebraico é a décima letra e vav (u) é a quinta letra do alfabeto.

Se você viajar para Israel em uma excursão, provavelmente visitará uma das muitas florestas do Fundo Nacional Judaico. Israel era um lugar árido e, ao longo dos anos, as pessoas doaram dinheiro para as árvores, pois a terra era muito árida. Israel agora tem muitas árvores, a maioria das quais foi plantada pelo homem. Se você não acredita em mim, assista ao filme Êxodus. O filme foi filmado em 1960 e havia muitas áreas estéreis em Israel naquela época.

Aqui estamos na estação do inverno, e é um ótimo momento para sermos “replantados”.

Talvez seja um bom momento para orar e perguntar a D-us, onde gostaríamos que nossas raízes fossem replantadas este ano? Talvez seja uma viagem de curto prazo para compartilhar as Boas Novas em uma terra distante; talvez assista a uma conferência que você nunca participou antes ou assuma uma nova posição de serviço em sua comunidade local. A palavra “raiz” em hebraico é shoresh, e a forma plural é shorashim.

Quando estamos firmemente enraizados, estudando a Palavra de D-us, orando, compartilhando Suas Boas Novas, estamos firmemente estabelecidos na Rocha.

D-us nos promete proteção quando estamos firmemente estabelecidos, enraizados, n’Ele

   ” Serás estabelecida em justiça, longe da opressão, porque já não temerás, e também do espanto, porque não chegará a ti.”  Isaías 54:14

  Veja o que mais Ele pode fazer e como Ele pode lhe usar.

” Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.” Salmo 40: 2-3

Nós nunca seremos abalados, quando nos enraizarmos nele, porque Ele nunca será abalado;

“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso D-us. Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.” Salmo 92: 12-15

A razão deste feriado é mais profunda do que simplesmente ir e plantar uma árvore. É um momento de renovação e replantio. Nós queremos ser frutíferos; queremos ser “árvores frutíferas”. Embora as árvores ornamentais sejam boas de se ver, elas não dão frutos. Eu prefiro ser uma árvore frutífera. E você?

Feliz Tu B’shvat!

Veja o vídeo